ENCONTRO DAS ORIGENS CAPIXABAS
O Espírito Santo é o resultado de múltiplas influências étnico-culturais que se constituíram ao longo de quase 500 anos de história. Uma narrativa que começa antes da chegada dos portugueses em 1535, com os inúmeros grupos indígenas que habitavam esse solo.
Todo o processo relacional vivenciado pelas muitas etnias que se fixaram em nosso território é ímpar, marcado pela dimensão coletiva e pelos itinerários individuais. Em diferentes momentos e espaços, todos esses grupos reuniram-se: indígenas, europeus, africanos, asiáticos, orientais. Foi do encontro desses diversos povos e suas tradições, das adaptações e reinvenções, que nasceu o CAPIXABA.
Regiões Turísticas do ES
O Espírito Santo está dividido em dez Regiões Turísticas que, ricas em sua diversidade, unem lazer, negócios, eventos, gastronomia, cultura, história e belezas naturais. A combinação distinta do mar com as montanhas, o contraste entre tradição e modernidade, agitação e tranquilidade, esportes e eventos culturais, entrelaçam um roteiro imperdível e cheio de aventura, descobertas e muita diversão.
Uma das melhores formas de conhecer toda a potencialidade econômica e identidade cultural do Espírito Santo é percorrendo cada uma das regiões turísticas. Através delas é possível adentrar os municípios e tudo o que eles podem oferecer, num sentido global.
Em 2024 a FEIRA DOS MUNICÍPIOS DO ESPÍRITO SANTO volta com a premissa de atender e dar visibilidade aos 78 municípios do Espírito Santo através de suas respectivas regiões turísticas.
Esta região tem força no ramo de mármore e granito e outros diversos atrativos como artesanato, patrimônio histórico e cultural, cachoeiras, agroturismo e ecoturismo e festas típicas. Na gastronomia a carne de sol é o destaque da Região.
Boa Esperança, Nova Venécia, Ecoporanga, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Vila Valério, São Gabriel da Palha e Vila Pavão.
Rica em belezas naturais e culturais e recebeu esse nome devido a produção de frutas (Doce), sua característica de terras planas e férteis (Terra) e principalmente por sua deliciosa carne de sol (Morena), considerada a melhor do ES. Agroturismo, artesanato e agricultura familiar são as principais atividades da região.
Montanha, Ponto Belo, Pinheiros, Pedro Canário e Mucurici.
Oferece diversas opções de turismo, embora o turismo de negócios seja o mais forte da Região, devido às potencialidades econômicas concentradas nos mercados de mármore e granito, confecções e vestuário e produção rural diversificada.
Colatina, Águia Branca, Marilândia, Baixo Guandu, Alto Rio Novo, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Pancas e São Domingos do Norte.
Localizada no litoral norte capixaba, possui riquezas naturais e culturais que convidam à descoberta da história e vivência do bucolismo das inúmeras e belas praias, rios e lagos, dunas em frente ao mar, e também tribos Tupiniquins e Guarani.
Aracruz, Jaguaré, Sooretama, Rio Bananal, Conceição da Barra, Linhares, e São Mateus.
Possui uma variedade de atrativos turísticos como praias, gastronomia, turismo religioso, folclore, patrimônio histórico, teatros, museus, turismo de aventura, ecoturismo, parques,
eventos, pesca marítima esportiva, agroturismo, badalação, além de uma enorme riqueza musical. É onde está o maior aeroporto do Estado, com ampla rede hoteleira e centros de convenções.
Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.
As tradições alemãs, italianas, austríacas, pomeranas e polonesas herdadas dos imigrantes se misturam às belezas naturais e ao clima ameno. Destaque para o Parque do Forno Grande e a
Pedra Azul. Com cultura rica e hospitalidade invejável, esta é a região mais procurada pelos turistas no inverno.
Alfredo Chaves. Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano, Laranja da Terra, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.
De um lado, lindas praias e de outro belas cachoeiras. Assim é a região situada no litoral sul capixaba que, além de riquezas naturais, tem a influência dos imigrantes europeus. Seus pontos fortes são o artesanato, cultura, dança, história, música nas festas típicas e os animados blocos de carnaval.
Anchieta, Iconha, Rio Novo do Sul, Marataízes, Itapemirim, Presidente Kennedy e Piúma.
Montanhas, rios, cachoeiras, história e cultura, são alguns dos atrativos turísticos das cidades da Região dos Imigrantes. Colonizados por imigrantes europeus, tem destaque para o agroturismo, esportes de aventura, gastronomia, entretenimento e as festas típicas de origem europeia que celebram as tradições imigrantes. É lá que se encontra o mosteiro Zen Budista a maior estátua de Buda do ocidente.
Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Roque do Canaã e Santa Teresa.
Esta região privilegiada, reúne num só lugar lazer, belezas naturais, cultura e bons negócios, com destaque para o setor de mármores e granitos. Possui um patrimônio histórico riquíssimo, onde se destacam os casarios coloniais e a valorização das tradições dos povos libaneses, italianos e portugueses, além de montanhas e vales exuberantes.
Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Mimoso do Sul e Muqui.
Ideal para a prática do turismo de aventura, do ecoturismo e do agroturismo, é formada pelos municípios que ficam no entorno do Parque Nacional do Caparaó. Na Região está o Pico da Bandeira, terceiro mais alto do Brasil, e o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça. O Parque Nacional do Caparaó e seu entorno encantam com suas belezas naturais, bucolismo, misticismo, gastronomia, cultura e história.
Alegre, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iúna, Irupi, São José do Calçado, Jerônimo Monteiro e Muniz Freire.
Em 2024 a Feira dos Municípios será ainda maior e melhor, com mais espaço e aproveitamento para os municípios, além de incrementos na programação de apresentações culturais, shows e praça de alimentação.
Tudo para que cada visitante tenha uma experiência completa do Espírito Santo, conhecendo e valorizando cada vez mais a nossa história, através da arte, cultura, gastronomia e da generosidade tão característica da alma capixaba.
Ainda melhor em 2024
ENTRADA GRATUITA
estacionamento R$ 10
PAVILHÃO DE CARAPINA
Av. Marginal, 5196, Jardim Carapina, Serra, ES, 29.161-793